19 novembro 2011

Operação Verão – Vamos Caminhar?



A caminhada é a atividade física de maior contribuição e mais democraticas entre as demais, pois podem participar pessoas de todas as idades. A caminhada possui diversos beneficios e entre eles cito os mais importantes:
  1. Fortalecimento da musculatura das pernas e do gluteo;
  2. Previne a osteoporose e doenças cardiovasculares;
  3. Realizada na medida certa, emagrece com mais eficacia que uma dieta rigida;
  4. Causa sensações de bem-estar devido a alguns hormonios que são liberados no momento que a atividade física está sendo praticada;
  5. Reduz o nivel de colesterol no sangue;
  6. Diminui o risco de diabetes e do estresse;
  7. Melhora a circulação, reduzindo a pressão arterial;
  8. Deixa o cérebro mais saudável;
  9. Protege contra derrames e infartos;
Mas para uma boa caminhada não basta sair por ai andando de qualquer forma, existem “regras” que tornam a caminhada uma arma tão poderosa contra as diversas doenças e aquele peso extra.

FREQUENCIA CARDIACA

Caminhar não pode ser considerado uma brincadeira e por isso todo cuidado é necessário, principalmente com os iniciantes e sedentários.
A frequencia cardiaca é a quantidade de vezes que o seu coração bate em determinado tempo, que normalmente (e que usaremos) é o tempo de um minuto.
Antes de começar qualquer atividade física, devemos conhecer os limites do nosso corpo. Para calcular a nossa frequencia cardiaca máxima (FCM), devemos utilizar o seguinte calculo: subtraia a sua idade de 220 batimentos por minutos (BPM), que é o máximo estimado para qualquer pessoa. Multiplique o resultado por 70%, exemplo: uma pessoa de 30 anos: 220 – 30 = 190; 190 x 70% = 133 BPM. Isso que dizer que o coração deve bater 133 vezes em 1 minuto de atividade. Para controlar, utilize um frequencimetro ou conte os batimentos apertando o pulso. O treino não pode ser intenso a ponto de impedir que você não vá até o final, nem tão leve que não estimule sua função cardiorrespiratória.  

ALONGAMENTOS
Antes de qualquer atividade física também devemos realizar alongamentos, isso melhora o seu rendimento ao longo do exercício e previni diversas lesões musculares.

TECNICAS CORRETAS
  • Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos;
  • Matenha o tronco ereto, olhar na horizontal, queixo paralelo ao solo e o abdômen contraído;
  • Use os braços, dobre os cotovelos em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros;
  • Use tênis apropriado para caminhada, além da vestimenta apropriada, de preferência leve que favoreça a transpiração;
  • Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercicio (mas nada exagerado, ok?)

PROGRAMA DE ATIVIDADES

SEMANA
DURAÇÃO
FREQUENCIA
1ª Semana
30 minutos
3 vezes/semana
2ª Semana
40 minutos
3 vezes/semana
3ª Semana
45 minutos
4 vezes/semana
4ª Semana
50 minutos
5 vezes/semana

E então, que tal calçar o tenis, pegar a sua água e começar a caminha? É barato e faz um bem danado, Tu Capisci?!







Um comentário:

  1. Pior que eu tenho que emagrecer dez quilos e faz umas três semanas que eu não vou à academia. Eu simplesmente detesto caminhada/corrida. Para mim, é o fim! Sinto-me um hamster! D: Boa sorte com o retorno a blogosfera. Sucesso para nós :-)
    1bj

    ResponderExcluir